Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

A importância da certificação na carreira de TI

1 de Outubro de 2015, 10:50 , por Sanzio Gomes Godinho - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 39 vezes

A concorrência acirrada no mercado de trabalho atual faz com que a seletividade em busca de mão-de-obra qualificada seja cada vez maior e obriga os profissionais e estarem sempre se atualizando e buscando aprimoramento para seus conhecimentos. De pouco vale uma ampla capacitação se o profissional não tem formas concretas de provar isso. A prática muitas vezes pode mostrar o potencial de alguém, mas a maioria dos contratantes não dá prosseguimento sem um bom documento que comprove tais destrezas.

A acreditação profissional, que resumidamente pode ser descrita como o reconhecimento público de capacidade para exercer algo, é inexistente no setor de TI. A alternativa para estes profissionais é buscar opções de certificação de suas competências, ato imprescindível para quem almeja uma carreira de sucesso atuando na área.

Certificação LPI

Linux Professional Institute, LPI, é uma organização sediada no estado americano da califórnia, sem fins lucrativos. seus trabalhos voltados desde 1999 ao sistema linux gerou reconhecimento internacional por parte de empresas, empregadores e profissionais ti, para um programa certificação gnu linux. o grande diferencial, que coloca esta em patamares superiores, a neutralidade com realizada. as provas do lpi são realizadas base standard base, conjunto mantém toda compatibilidade entre diversas versões operacional. Os testes LPI são atualmente aplicados por todo o mundo com apoio de fabricantes, empresários e instrutores e a organização é reconhecida por ser a primeira no mundo a agir em prol do uso profissional do sistema Linux, muito por causa de sua afamada certificação profissional.

Certificação e graduação: como elas influem na carreira de TI

Atualmente no Brasil, a graduação ainda possui um peso mais relevante quando colocado para disputa no mercado de trabalho. A faculdade é um lugar onde o objetivo é não apenas ensinar assuntos específicos, como também ampliar o campo de visão dos estudantes e mostrar-lhes que o mundo é mais complexo do que se pensa. Lá, as pessoas são treinadas para pensar sobre outras alternativas e ter uma visão de maior questionamento acerca dos temas.

A certificação, embora um pouco menos valorizada, é algo de extrema importância e indispensável para um bom profissional. De forma a complementar o estudo e criar profissionais especialistas para áreas específicas, as certificações podem ser a ferramenta ideal para aqueles que souberem fazer bom uso dela. Jovens no início de carreira, que ainda possuem dúvidas para o seu futuro profissional, podem tranquilamente optar pela certificação, tendo os prós de ser algo de retorno mais rápido que mostrará se o caminho escolhido foi certo ou não, fazendo com que mudanças a curto ou médio prazo sejam mais fáceis.

Profissionais com certificação podem ser tão bem sucedidos quanto os graduados, dependendo apenas deles para atingir os níveis desejados. Mas não pense que um certificado pode ser a chave para tudo, muito trabalho e estudo constante devem fazer parte da vida de qualquer bom profissional para sempre. O mercado evolui rápido e cabe a cada um acompanha-lo na mesma velocidade, pois apenas assim poderão alcançar seus objetivos. Com graduação ou certificação, o que importa realmente é o que se deseja, a determinação que se tem e a capacidade de construir um grande profissional.


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.