Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

5 motivos para utilizar o LibreOffice

1 de Outubro de 2015, 10:40 , por Sanzio Gomes Godinho - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 45 vezes
O

O LibreOffice é uma suíte de escritório livre e de código aberto, desenvolvido pela The Document Foundation. Ele surgiu de uma ramificação do OpenOffice.org em 2010, que era uma versão de código aberto do StarOffice anteriormente. A suíte LibreOffice compreende programas para processamento de texto, a criação e edição de planilhas, apresentações de slides, diagramas e desenhos, trabalhando com bancos de dados, e compor fórmulas matemáticas.

Abaixo listamos 5 motivos fortes para você começar a utilizar o LibreOffice no seu dia a dia, na sua casa ou na sua empresa. Acompanhe!

1 - Ferramentas para tudo:

O LibreOffice é um conjunto de ferramentas de uso profissional ou doméstico ideal para quem quer uma suíte de escritório para o dia a dia e não deseja ferramentas desatualizadas e independentes.

No LibreOffice existem ferramentas para tudo o que você precisa, entre elas:

LibreOffice Writer:

Libre Office

O Writer é o processador de texto do LibreOffice e é um software similar ao Microsoft Word. Com o Writer é possível criar desde textos simples, até textos com padrões complexos, com imagens, tabelas, anotações, estilos e numeração de páginas. Sua interface lembra o Word na versão 2000 e as barras de ferramentas são personalizáveis assim como todos os outros softwares que acompanham o pacote LibreOffice.

LibreOffice Calc:

Treinamento Libre Office

O Calc é o editor de planilhas eletrônicas do LibreOffice e é um software similar ao Microsoft Excel. Com o Calc é possível criar planilhas e gráficos de todos os tipos, com imagens, formatação de texto e bordas. Sua interface lembra o Excel 2000 e as barras de ferramentas são personalizáveis assim como todos os outros softwares que acompanham o pacote LibreOffice.

LibreOffice Impress:

Curso Libre Office

O Impress é o criador de apresentações do LibreOffice e é um software similar ao Microsoft Power Point. Com o Impress é possível criar apresentações de todos tipos, com diversos slides, imagens, formas, animações e transições. Sua interface lembra o Power Point 2000 e as barras de ferramentas são personalizáveis assim como todos os outros softwares que acompanham o pacote LibreOffice.

LibreOffice Base:

Libre Office

O Base é um gerenciador de banco de dados do LibreOffice e é um software similar ao Microsoft Access. Pelo Base é possível gerenciar servidores de banco de dados simples, como o que vem por padrão (HSQLDB – Feito em Java), porém é possível conexão a base de dados relacionais, tais como MySQL ou Oracle. Também é possível se conectar a bases de dados criados no MS Access. Sua interface não é muito parecida ao MS Access, porém é fácil e intuitiva, ideal para quem quer criar apenas um banco de dados simples e sem frescura.

LibreOffice Draw:

Curso Online Libre Office

O Draw é um criador de desenhos vetoriais e gráficos do LibreOffice e é um software similar ao Microsoft Visio e até mesmo o Corel Draw. Com o Draw é possível criar desenhos vetoriais, gráficos, fluxogramas, diagramas e colagem de fotos. Com uma interface limpa, o Draw é mais parecido com o Power Point do que com o Visio propriamente dito.

LibreOffice Math:

Treinamento Online Libre Office

O Math é um criador de fórmulas matemáticas do LibreOffice. Não existe um software especifico do pacote da Microsoft para essa solução, pois a solução de fórmulas matemáticas está incorporada nas próprias soluções. No LibreOffice é possível usar o Math incorporado aos demais software do pacote, assim como é feito no pacote MS Office.

2 - Interface intuitiva:

Libre Office

Toda a interface do LibreOffice é padronizada, assim como acontece com o Microsoft Office. Conjuntos e ícones e funcionalidades são semelhantes em toda a interface do usuário.

As teclas de atalho são diferentes dos utilizados em outras soluções, porém são bem simples de memorizar.

Exemplos:

Ctrl+S no LibreOffice é para Salvar, no Microsoft Office é para deixar Sublinhado.

Ctrl+F no LibreOffice é para localizar (combinação comum utilizada em outros programas), no Microsoft Office é Ctrl+L.

3 - Leve, portátil e multiplataforma:

O LibreOffice pode ser instalado e utilizado de uma forma portátil, sem necessidade de instalação no computador de uso.

Libre Office

https://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/portable-versions/ Há versões para diversos sistemas operacionais e arquitetura de hardware, se adequando conforma a plataforma a ser utilizada.

Libre Office

https://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/libreoffice-stable/

4 - Compatível com documentos Microsoft Office:

O LibreOffice é compatível com todos os formatos gerados pelos aplicativos Microsoft, inclusive os documentos mais antigos, tais como DOC, XLS e PPT.

O suporte está sendo melhorado para novos formatos do Microsoft Office, pois a Microsoft resolveu liberar o SDK OOXML sob uma licença livre, onde qualquer um poderá ler e estudas suas especificações, sendo assim, logo o LibreOffice poderá abrir documentos do MS Office sem perder formatações e características do documento final.

O LibreOffice utiliza por padrão o formato OpenDocument (ou OpenDocument Format – ODF, no original em inglês), que constitui em um padrão aberto para o armazenamento de documentos, que tem como o objetivo de garantir a longevidade do conteúdo do documento, a interoperabilidade entre aplicativos e a independência de fornecedores.

O padrão ODF foi criado e é mantido pela OASIS (Organization for the Advancement of Structured Information Standards), organização internacional criada com o objetivo de desenvolver e promover padrões digitais para uso na Internet. Através de comitês técnicos, a OASIS desenvolve especificações que compõem o padrão.

Ainda existem muitas justificativas de utilização do formato ODF, entre os vários aspectos que justificam o uso do formato OpenDocument, destacam-se:

  • Garantia de continuidade e longevidade dos documentos: Com o uso do ODF, os documentos de textos, planilhas e apresentações têm sua abertura garantida através da especificação padronizada, mesmo depois de anos.
  • Independência de fornecedores de aplicativos: A utilização do formato ODF desvincula o usuário de um determinado fornecedor de software. Com a possibilidade de utilização de vários aplicativos que utilizam o formato, a concorrência passa a ser baseada em qualidade técnica e funcionalidade, em vez da seleção dos aplicativos com base em requisitos ultrapassados definidos pelos formatos proprietários.
  • Fomento à adoção de padrões pelo mercado de tecnologia da informação no Estado: A adoção do formato ODF também estimula os diversos segmentos da economia para o uso de padrões, em especial o segmento dos fornecedores de soluções tecnológicas, que, dessa forma, passam a aderir aos padrões mundiais.
  • Independência de fatores legais e econômicos relacionados à propriedade intelectual: Com o ODF, diminui o risco da dependência dos aplicativos e formatos de documentos quanto à fatores do mercado (fechamento/compra/venda de empresas fornecedoras de tecnologia e detentoras dos direitos legais sobre formatos de arquivo não padronizados).

5 - Tudo isso é grátis:

O LibreOffice é um software de código aberto e grátis. Pode ser instalados em diversos computadores e ser utilizado para qualquer finalidade. Baixe e instale agora a melhor versão para o seu uso. Crie e mostre o seu trabalho ao mundo!

E você, já está usando o LibreOffice? Se não, comece a usá-lo hoje mesmo!